sexta-feira, 3 de junho de 2016

Apostila: Marcação Bíblica

Fala galera! Voltei ainda hoje, para fazer um post para os desbravadores agora de onze anos! No cartão de COMPANHEIRO, na classe avançada, o requisito 12 pede uma especialidade em uma das seguintes Áreas: Habilidades Domésticas, Ciência e Saúde, Atividades Missionárias ou Atividades Agrícolas. Então, para vocês, eu trouxe uma especialidade na Área de Atividades Missionárias!

A especialidade escolhida, é a de MARCAÇÃO BÍBLICA. Uma especialidade particularmente fácil de se fazer, e pequena também, espero que os ajude e que vocês gostem.




















Especialidade de Marcação Bíblica – AM 019

Marcar sua Bíblia é algo fundamental para seu plano de estudo, para seu fortalecimento Espiritual e para seu melhor entendimento das sagradas escrituras. Deixar marcado cada verso importante, é colocá-lo no seu coração. Mas como fazer isso de forma prática e segura? É o que iremos ensinar a vocês nessa especialidade.

Existem algumas maneiras que você pode marcar sua Bíblia, aquele seu verso preferido, aquele estudo importante ou um verso a não esquecer. E
começaremos com o método da Caneta Esferográfica.
Este é o método mais comum de marcar suas passagens preferidas e passagens referência. Quem nunca pediu uma caneta do irmão ao lado na Igreja para marcar aquela passagem que o pastor leu? Ou mesmo a sós leu aquele verso que tanto gostou e sublinhou com uma caneta bem destacada?
A vantagem deste método é que você pode marcar em qualquer lugar sem nenhuma dificuldade e não causa excessos nas páginas de sua Bíblia. Porém deve-se tomar cuidado, pois ao usar canetas de ponta grossa, pode-se manchar a Bíblia de forma a estragar suas páginas.

O próximo método, é o método do Marca Páginas. Consiste em inserir entre as páginas da sua bíblia pequenos papeis marcadores para que você localize as passagens que lhe são importantes. Como não corre risco de manchar sua Bíblia, é extremamente indicado, até mesmo por ter fácil visualização do local marcado. Porém, pode-se perder o papel marcador e a passagem estará desmarcada, por isso, aconselha-se a ter o papel do tamanho exato da Bíblia.

Agora, um método bastante usado e também muito perigoso. O método do Marca Texto é bastante empregado por estudantes e em textos de páginas ofício, porém, como é feito a base de álcool, pode manchar as páginas da sua Bíblia, não sendo recomendada. Mas se mesmo assim, quiseres fazê-lo, observe com atenção o tipo do Marca Texto e tome bastante cuidado ao usá-lo.

O método da Fita funciona bem como marcador, pois na maioria das vezes já vem grudado em sua Bíblia, o que inibe a probabilidade de perder e trás um aspecto de beleza. Todavia, é um método que marca somente um versículo por vez e corre risco de a ponta da fita desfiar.

E temos também os Marcadores de Adesivos. Funcionam para montar uma corrente Bíblica através de adesivos, marca mais de um versículo por vez e liga uma passagem a outra.

Antes de começar a marcar sua Bíblia, tenha em mente as seguintes considerações: Avalie o tamanho da sua Bíblia e o tipo de marcação a ser usado; Não utilize marca-páginas maiores que a Bíblia, pois podem amassar; Não use lapiseiras e lápis grafite pois podem rasgar sua Bíblia; Evite materiais a base de álcool pois transpassam as páginas das escrituras Sagradas e mancham o seu verso e Marcar sua Bíblia com "orelhas" nas pontas das páginas, carimbos, clips ou grampeadores são verdadeiros vilões na conservação da sua Bíblia.

Para a marcação de estudo da minha Bíblia, eu usaria o método da Caneta esferográfica, anotando os textos importantes com mais facilidade e eficiência.
E para marcar um curso ou devocional, usaria o método de Marcadores de Adesivos, para se interligar vários versículos uns os outros.



Bom galera, e essa foi a especialidade, bem simples de ser feita, então aproveitem e já façam a de vocês.



~Rhenan P.

6 comentários: